Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidentes da OAB e do STF debatem online sobre desafios da Justiça em meio à pandemia

    O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, promoveu um debate virtual com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, para debater o sistema de Justiça em tempos de calamidade pública na saúde causada pela pandemia de coronavírus. A conversa aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), por vídeo, em uma rede social.

    Santa Cruz falou sobre a imersão da sociedade no ambiente virtual e destacou que essa já era uma tendência mesmo antes da pandemia do coronavírus se alastrar. “É claro que a advocacia vê e todos os dias reflete sobre uma série de avanços que podemos ter nessa realidade, como é o caso do processo eletrônico. Que bom que o temos hoje, ainda mais sabendo que foi precedido de tempos duros de implementação, aprimoramento. Ainda não é um processo de parâmetros unificados, com comunicabilidade absoluta, mas esperamos que caminhe para isso”, apontou.

    O presidente da OAB também fez um apelo ao ministro para que, nesses tempos de pandemia, sejam priorizados os mandados de pagamento, como alvarás e Requisições de Pequenos Valores (RPVs). “Não somente pela advocacia ser uma profissão eminentemente privada e por seus profissionais terem que sobreviver neste momento, mas para que o advogado consiga prover a subsistência mínima de sua família, e, assim, obedecer até mesmo à orientação de isolamento. Na minha visão, é o momento de liberar os saques de depósitos recursais, os precatórios, tudo o que está represado. O mundo vem abraçando a ideia da liquidez”, disse.

    “Estamos isolados, mas não podemos nos sentir sozinhos, ilhados. É uma mudança de patamar cultural que mexe, obviamente, com situações arraigadas em nós, com as dificuldades de transformação de muitos. O importante é que possamos garantir que o mundo esteja funcionando e que essa crise não signifique retrocesso, mas sim avanço. Preservar cada vida, para nós, tem um valor muito superior a tudo. É algo que verdadeiramente nos une”, afirmou o presidente da Ordem.

    Ao falar sobre o desafio de não permitir que a justiça brasileira estacione durante a crise mundial de saúde, Toffoli destacou a importância de todos as funções essenciais que formam o sistema de Justiça. Ele lembrou que no STF os prazos de processos eletrônicos – que representam 95% do volume do tribunal – não estão sofrendo paralisação ou suspensão, enquanto o percentual restante, que corresponde aos processos físicos, está com prazos suspensos até 30 de abril para evitar transmissão pelos papéis dos autos.

    O presidente do STF também reforçou sua posição pessoal a favor do isolamento dos cidadãos para evitar que os casos se multipliquem. “Tudo o que tem ocorrido no mundo leva a crer que a necessidade do isolamento, realmente, é para puxar a diminuição de uma curva e ter atendimento de saúde para população em geral. Momento de solidariedade, onde não dá para tomar decisões em cima do ‘eu acho’, do que ‘eu penso’, do que ‘eu queira que fosse’, senão, a realidade se volta contra nós”, reforçou o ministro.

    Tanto Santa Cruz como Toffoli destacaram a necessidade de garantir o completo funcionamento dos mecanismos e ferramentas de transparência, bem como o trabalho livre da imprensa, para que a democracia seja plena e efetiva – sobretudo nos tempos de crise mundial.

    • Publicações19278
    • Seguidores264470
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidentes-da-oab-e-do-stf-debatem-online-sobre-desafios-da-justica-em-meio-a-pandemia/825982019

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)