Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota à Imprensa

    A Ordem dos Advogados do Brasil e toda a advocacia brasileira foram alvo de ataques injustificados do presidente da República, em entrevista à rádio Jovem Pan.

    O presidente repete uma informação falsa, que inúmeras vezes já foi desmentida, de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB.

    A própria Polícia Federal, que é subordinada ao Ministério da Justiça, já informou que todo o material apreendido com o cidadão que atentou contra a vida do presidente já foi analisado e não há liminar impedindo os trabalhos dos investigadores.

    Como o presidente pergunta, a certa altura, para que serve a Ordem, vai aqui a explicação.

    A OAB existe para fazer valer o compromisso de que todo advogado se incumbe em seu juramento, ao entrar na profissão. Prometemos exercer a advocacia com dignidade e independência, observando a ética e as prerrogativas profissionais; defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis e o aperfeiçoamento das instituições jurídicas.

    A OAB existe porque sem advogado não há Justiça. E garantir as prerrogativas do advogado – de exercer livremente seu ofício – é condição essencial para que o direito individual do cidadão seja respeitado, em especial seu direito à defesa, que garante o equilíbrio da Justiça.

    A dificuldade em enxergar a função e a importância da OAB talvez se explique pela mesma dificuldade de ter compromisso com a verdade, de reconhecer o respeito à lei e à defesa do cidadão e de assumir o espírito democrático que deve reger as relações de um governante com seu povo, suas entidades e as instituições estabelecidas pela Constituição.

    Felipe Santa Cruz

    Presidente do Conselho Federal da OAB

    • Publicações19278
    • Seguidores264470
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações400
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-a-imprensa/726485303

    Informações relacionadas

    Ivonildo Reis Santos, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Alegações Finais: Fraude a Licitação - Arts. 90 e 99, ambos da Lei nº 8.666/93.

    Ministério da Justiça
    Notíciashá 8 anos

    NOTA À IMPRENSA

    Modelos Petições Gratuitas, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Mandado de Segurança - Processo de Licitação

    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Resposta Escrita à Acusação

    Receita Federal
    Notíciashá 8 anos

    Nota à imprensa

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Independente de ter sido quebrado o sigilo tel de juizes e procuradores, senão ninguém saberia de nada, como a OAB vê o caso do juiz MORO? continuar lendo

    "A Ordem dos Advogados do Brasil e toda a advocacia brasileira foram alvo de ataques injustificados do presidente da República, em entrevista à rádio Jovem Pan." ---> O presidente não atacou a advocacia Brasileira e sim a presidência da OAB e sua posição em ralação a alguns fatos.

    "A OAB existe porque sem advogado não há Justiça" ---> sem a OAB não existe advogado?

    No meu entender o alvo é o presidente da OAB e não os advogados do Brasil como é apresentado na nota. continuar lendo