Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

OAB Nacional requer providências ao governo de Pernambuco por prisão arbitrária de advogado

Brasília - O Conselho Federal da OAB emitiu nota de solidariedade ao advogado Sávio Delano, que foi vítima de conduta abusiva e truculenta da Polícia Militar, em Caruaru. Confira:

NOTA

O Conselho Federal da OAB vem manifestar solidariedade aos advogados pernambucanos, repudiando a conduta abusiva e truculenta de integrantes da Polícia Militar do Estado de Pernambuco que, na presente data e na cidade de Caruaru, efetuaram ilegalmente a prisão do advogado Sávio Delano, em pleno exercício da atividade profissional, por alegado crime de desacato.

No caso, ao efetuar a prisão de advogado por crime de menor potencial ofensivo e sem a presença de representante da OAB, violaram as prerrogativas contidas nos artigos , inciso IV e no parágrafo 3º do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94).

Vale consignar, ainda, que o advogado foi submetido à vexatória e desnecessária condução no compartimento engradado da viatura, o que configura mais uma violência contra a respectiva dignidade profissional.

O Conselho Federal da OAB espera que o Governo do Estado de Pernambuco adote as medidas cabíveis no âmbito administrativo contra os policiais envolvidos na ocorrência, evitando que outros advogados venham ser submetidos a semelhantes violações das suas prerrogativas profissionais.

Diretoria do Conselho Federal da OAB

  • Publicações19278
  • Seguidores264470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações613
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-nacional-requer-providencias-ao-governo-de-pernambuco-por-prisao-arbitraria-de-advogado/597738427

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Foi terrível a situação vivenciada pelo colega Dr. Sávio!
Que haja justiça e punição aos infratores!
Só em assistir às cenas, me emocionei! continuar lendo

Colega, Dra. Fátima Burégio, assisti umas 6 vezes. É revoltante. Realmente, TOCA. Poderia ser qualquer um, Colega, pai, mãe, irmão, filho, amigo, qualquer um. É muito chocante! continuar lendo

Ficar calado? Nem pensar. Temos que manifestar. É UM ABSURDO!!! Tomara que as imagens chegem ao notificiário internacional! Algum colega ou interessado no assunto pode ajudar. Temos que coibir tal atitude arbitrária que pode acontecer com qualquer um. Se não respeitam a lei com o Advogado, o que será da SOCIEDADE?!!! continuar lendo

Estes policiais devem ser constrangidos frontalmente pela OAB, sou do Rio Grande do Sul, mas se puder ajudar em algo, por favor, entre em contato. continuar lendo

Nossa, eu vi agora o vídeo, que absurdo. O Dr. Sávio não estava fazendo absolutamente nada de inapropriado, pacificamente, em seu exercício profissional. Sério, o absoluto desrespeito, abuso de autoridade.
O desagravo deve ser público nas portas da delegacia em que foi detido e na Secretaria de Segurança. continuar lendo

Bom, não poderia deixar de assentar minha opinião aqui ante aos abusos desta coisa que chamamos de "Polícia".
Na verdade o ato de constrangimento ao advogado tem que ser interpretado como um recalque e frustração já inerente aos membros da própria instituição , seja, os policiais.
Ve um advogado que com certeza deverá ser bem sucedido aí brotam as frustrações e recalques até de uma forma coletiva. Tenho certeza que, quanto maior o sucesso deste advogado, maiores seriam os constrangimentos.
Sabem qual é o sinônimo de polícia? Matematicamente => Polícia=Escória ! continuar lendo