Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB pede ao STF celeridade no julgamento de ADI que questiona lei sobre custas em recursos no TJ-SP

    Brasília - A OAB protocolou na manhã desta quarta-feira (9) requerimento em que pede preferência no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5612, que questiona a Lei 15.855/2015 do Estado de São Paulo, no seu artigo , inciso II. O dispositivo eleva de 2% para 4% do valor da causa as taxas judiciárias relativas a apelação e recurso adesivo ou nos processos de competência originária do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A ADI contesta a constitucionalidade da lei já que ela viola princípios consagrados na Constituição Federal como o que garante acesso à Justiça e à ampla defesa e o que veda o efeito confiscatório dos tributos ou a utilização de taxa com finalidade meramente arrecadatória.

    O requerimento destaca que que os valores praticados pelo Estado de São Paulo não guardam relação com o efetivo custo do serviço estatal desempenhado, desvirtuando a própria natureza jurídica da taxa e caracterizando-se patente violação ao artigo 145º, inciso II, da Constituição Federal. Além do mais, argumenta o requerimento, os valores representam uma onerosidade excessiva ao jurisdicionado, que passou a recolher a alíquota aumentada em 100%, o que evidencia o caráter confiscatório do tributo e, por conseguinte, a grave afronta ao artigo 150º, IV, da Constituição Federal.

    “Dessa forma, considerando os preceitos constitucionais violados, acrescidos dos prejuízos causados aos contribuintes que litigam perante o judiciário paulista, o tema em debate se encontra revestido de necessária e urgente apreciação, o que justifica a celeridade quanto à análise definitiva do mérito ou quanto ao deferimento da medida cautelar pleiteada, ante a presença dos requisitos já explicitados na exordial”, diz o requerimento.

    Subscrevem o documento o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o Procurador Tributário Especial do Conselho Federal da OAB, Luiz Gustavo Antônio Silva Bichara, e as advogadas Lizandra Nascimento Vicente e Bruna de Freitas do Amaral.

    • Publicações19278
    • Seguidores264471
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pede-ao-stf-celeridade-no-julgamento-de-adi-que-questiona-lei-sobre-custas-em-recursos-no-tj-sp/486393602

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)