Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB ajuíza ação civil contra INSS por desrespeito a prerrogativas

    Brasília – O Conselho Federal da OAB apresentou, em maio, ação civil pública contra o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) requerendo providências às constantes queixas de desrespeito às prerrogativas profissionais alegadas por advogados de todo o Brasil no âmbito das agências do órgão.

    O procurador nacional de Defesa de Prerrogativas da OAB, José Luis Wagner (foto), aponta que uma medida judicial não podia ser mais adiada frente às recorrentes denúncias. “Diante das dificuldades constatadas, que obstruem o livre exercício profissional dos advogados, mostra-se necessária a ação civil pública. Há uma verdadeira inércia do INSS em propiciar aos advogados tratamento compatível com a profissão, nos termos do Estatuto da Advocacia”, lamenta.

    Ao advogado são assegurados o atendimento nas agências sem filas, em local próprio, durante o horário de expediente e independentemente de distribuição de senhas; a possibilidade de solicitação de mais de um benefício por atendimento; a protocolização de documentos e petições independentemente de agendamento prévio; a retirada de processos administrativos em carga para extração de fotocópias sem retenção de documento de identificação ou objeto pessoal; e acesso aos processos administrativos independentemente de procuração.

    MEMÓRIA

    No fim de 2014, o presidente nacional da OAB – junto ao diretor-tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira, ao secretário-geral Cláudio Pereira de Souza Neto e a presidentes de seccionais – ressaltou, em audiência com o presidente do INSS Lindolfo Soares Neto, que era uma afronta ao Estado Democrático de Direito a sugestão, publicada no site do INSS, de que o cidadão dispensasse os serviços de advogados para tratar de demandas no órgão.

    “Essa recomendação desconhece a essencialidade do advogado, fere frontalmente o disposto na Constituição Federal, ainda que o atendimento seja simples e gratuito”, apontou Marcus Vinicius, na época. A solicitação da advocacia foi prontamente atendida e a sugestão, retirada do site.

    • Publicações19278
    • Seguidores264468
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ajuiza-acao-civil-contra-inss-por-desrespeito-a-prerrogativas/318373776

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)