Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra cobra agilidade na criação de Conselho de DH, integrado pela OAB

    Brasília, 20/03/2011 - A morosidade do Congresso Nacional em relação ao projeto de lei que prevê a criação do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) fragiliza a presença do Brasil no cenário internacional, disse a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. A proposta está em tramitação há 17 anos.

    Se o Brasil tiver o Conselho Nacional de Direitos Humanos, estaremos melhor situados no cenário internacional das Nações Unidas. O Brasil tem um conselho em funcionamento, que é o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que tem um importante papel e lutou contra o extermínio de pessoas e contribuiu para a federalização de crimes que ferem os direitos humanos.

    O Projeto de Lei nº 4.715/1994 transforma o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) em CNDH. De acordo com a ministra, o próprio CDDPH defende esse aprimoramento. O conselho tem a participação de organizações que atuam nos direitos humanos, além das universidades e pessoas de notório saber .

    De acordo com o projeto de lei, o conselho é integrado pelos ministros da Justiça e das Relações Exteriores, pelo procurador-geral da República, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de um representante do Senado e um da Câmara.

    Além do governo e de organizações não governamentais (ONGs), haverá a participação de conselheiros eleitos - um presidente de conselhos estaduais de direitos humanos, dois representantes de entidades privadas com atividades relacionadas à defesa dos direitos humanos, um professor de direito constitucional e um de direito penal. (Agência Brasil)

    • Publicações19278
    • Seguidores264469
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-cobra-agilidade-na-criacao-de-conselho-de-dh-integrado-pela-oab/2612080

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)