Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-SE: "para Governo pimenta nos olhos dos outros é refresco"

    São constantes as reclamações que chegam à Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sergipe sobre práticas arbitrárias cometidas por policiais militares na repressão de manifestações populares no Estado. Denúncias neste sentido chegam à OAB-SE por meio de manifestantes agredidos que buscam apoio da Comissão de Direitos Humanos da entidade. Os denunciantes alertam que a Polícia Militar tem usado com freqüência sprays de pimenta contra os olhos dos manifestantes, com o claro intuito de reprimir as manifestações públicas. As reclamações despertaram a preocupação do presidente da entidade, Henri Clay Andrade. "Para o Governo do Estado, pimenta nos olhos dos outros é refresco", reage Henri Clay, diante das denúncias.

    Henri Clay fez críticas contundentes às ações executadas pela PM neste sentido, classificando-as de "truculentas". Em vários momentos, segundo as denúncias relatadas à Comissão de Direitos Humanos da OAB-SE, policiais militares têm agido desta forma, especialmente contra estudantes. Houve abuso no uso do spray na repressão cometida contra estudantes de um colégio de Aracaju, no momento em que faziam um protesto reivindicando melhorias no ensino público, em estádios esportivos durante partidas de futebol e, mais recentemente, na Praia de Atalaia, contra torcedores que comemoravam a vitória de um time de futebol.

    Para o dirigente da OAB sergipana, o Governo do Estado precisa adotar medidas contundentes para evitar essa prática truculenta. "A Segurança Pública, ao invés de combater a violência com eficiência, tem gerado mais violência com ações truculentas condizentes de um Estado reacionário, que oprime a liberdade de manifestação da cidadania", diz Henri Clay.

    • Publicações19278
    • Seguidores264470
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-se-para-governo-pimenta-nos-olhos-dos-outros-e-refresco/1198

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)