Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Garantia do Direito de Defesa toma posse em 17 de março

    Brasília A nova Comissão Especial de Garantia do Direito de Defesa será empossada no dia 17 de março, na sede do Conselho Federal da OAB. A nova comissão trabalhará na garantia das prerrogativas dos advogados no direito de defesa, essencial no regime democrático. A posse será durante ato convocado pela OAB em defesa do habeas corpus.

    A Comissão Especial de Garantia do Direito de Defesa tem como presidente de honra o membro honorário vitalício Márcio Thomaz Bastos. O conselheiro Fernando Santana Rocha será o presidente, tendo como vice Antonio Nabor Areias Bulhões e Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira como secretário.

    A data escolhida lembra os 50 anos do Ato Institucional n. 5, promulgado em 1968, que cassou o direito ao habeas corpus, assegurado pela Constituição Federal.

    Segundo o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a criação da nova Comissão e o ato em defesa do habeas corpus são momentos especiais na história da Ordem, pois referendam o direito de defesa como pilar do Estado Democrático de Direito. A Ordem combateu os atos governamentais repressivos e conseguiu, a muito custo, restituir esse direito fundamental, afirmou Marcus Vinicius. Nós, advogados, assumimos a proteção dos indivíduos na iminência de eventuais ameaças por parte do Estado".

    A posse da Comissão Especial de Garantia do Direito de Defesa e o Ato em Defesa do Habeas Corpus serão na segunda-feira, 17 de março, às 16h, na sede do Conselho Federal da OAB (Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Bloco M).

    A comissão

    Márcio Thomaz Bastos foi presidente da Seccional da OAB de São Paulo, gestão de 1983 até 1985, com participação no movimento pelas Diretas Já, e do Conselho Federal da OAB, de 1987 até 1989, período da Constituinte. Como ministro da justiça, destacou-se pela reestruturação da Polícia Federal, bem como também pela aprovação da Emenda Constitucional 45 (conhecida como a Reforma do Poder Judiciário).

    Fernando Santana Rocha ingressou na carreira de procurador do Estado da Bahia em 1978 onde ocupou os cargos de Procurador Chefe da Procuradoria Especializada Administrativa. Atuou ainda como presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-BA e foi membro da Comissão de Assistência Judiciária da seccional baiana da OAB e do Conselho Penitenciário do Estado.

    Antonio Nabor Areias Bulhões foi presidente da OAB Alagoas e é um dos mais renomados criminalistas brasileiros.

    Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira é procurador do Distrito Federal, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi procurador da Fazenda Nacional, conselheiro da OAB na seccional do DF e conselheiro federal da OAB entre 1998 e 2010.

    • Publicações19278
    • Seguidores264469
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações259
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-garantia-do-direito-de-defesa-toma-posse-em-17-de-marco/113788274

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)