Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A OAB e os 30 anos do movimento Diretas Já

    Brasília Um, dois, três,/ quatro, cinco, mil,/ queremos eleger/ o presidente do Brasil!, gritavam em coro os manifestantes reunidos em quase todas as capitais brasileiras, durante os comícios do movimento Diretas Já, iniciado em janeiro de 1984.

    O fato, ocorrido há exatos 30 anos, marca na história moderna brasileira o início do fim do período de exceção vivido pelo país após o golpe militar de 1964. É também um dos momentos em que a participação da Ordem dos Advogados do Brasil pela defesa do Estado Democrático de Direito é mais evidente.

    Reivindicava-se o direito do povo à participação política, por meio da eleição de um representante que respeitasse a vontade da maioria e de uma Constituição que garantisse os direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança e a justiça, destaca o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

    Na ocasião, a OAB e o Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB lideraram um manifesto ao lado de diversas entidades civis, onde afirmavam que as eleições diretas não eram a solução imediata de todos os problemas brasileiros, mas constituía uma etapa indispensável e decisiva para equacioná-los de modo democrático.

    A entidade empreendeu seu pleno apoio a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 5/1983, apresentada pelo Deputado Federal Dante de Oliveira (PMDB-MT), que tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil, através da alteração dos artigos 74 e 148 da Constituição Federal de 1967 (Emenda Constitucional nº 1, de 1969).

    O ideal democrático de eleger direta e livremente o presidente da República foi adiado, na Câmara dos deputados, pela diferença de apenas 22 votos. A Emenda Dante de Oliveira não passou.

    A Ordem seguiu atuando ao longo dos anos seguintes em busca de uma Assembleia Constituinte, o que acabou se concretizando em 1988.

    A nova Carta Magna brasileira revestiu a OAB de legitimidade ativa para o ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade ADIN, perante o Supremo Tribunal Federal, transformando-a assim em sua guardiã. As eleições diretas para presidente da República finalmente ocorreram em 1989, elegendo presidente Fernando Collor de Mello.

    • Publicações19278
    • Seguidores264469
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações603
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-oab-e-os-30-anos-do-movimento-diretas-ja/112358639

    Informações relacionadas

    “OAB foi essencial no Diretas Já”, relembra Mário Sérgio Duarte Garcia

    OAB lembra 25 anos da campanha das diretas-já e lança manifesto

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)