Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

308 x 46: Câmara mantém Exame de Ordem

Brasília A diretoria do Conselho Federal da OAB comemorou na noite desta quarta-feira (09), o resultado da votação na Câmara dos Deputados, que rejeitou, de forma definitiva, a proposta que propunha o fim do Exame de Ordem.

Essa é uma vitória da cidadania brasileira, conquistada por meio do diálogo da OAB Nacional com o Congresso, afirmou o presidente da entidade Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

O presidente da OAB reafirmou que a capacitação é indispensável para a adequada defesa do cidadão. Daí decorre a importância da manutenção do Exame de Ordem como critério de seleção dos que possuem o mínimo de conhecimento jurídico para bem orientar e defender os direitos e interesses dos cidadãos.

Não podemos condenar as pessoas, especialmente a população mais carente, a um profissional sem preparo suficiente para exercer o papel de garantidor da cidadania, destacou Marcus Vinicius.

A votação

A proposta foi apresentada como último destaque durante a votação do projeto que tratava do programa Mais Médicos, causando contrariedade entre os parlamentares. Líderes de diversos partidos se intercalaram nos microfones reclamando da votação da emenda, que já havia sido rejeitada pela comissão mista.

Os parlamentares classificaram a inclusa da emenda no texto como um jabuti, o que no jargão do Congresso significa que ela era estranha ao tema em análise.

A votação acabou por rejeitar a proposta, reafirmando a indispensabilidade do Exame de Ordem, com 308 votos a favor e apenas 46 contra.

  • Publicações19278
  • Seguidores264470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/308-x-46-camara-mantem-exame-de-ordem/100706991

21 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Uma coisa é se formar e receber diploma, outra coisa muito diferente é estar efetivamente habilitado a exercer a profissão para a qual se diplomou. Todos sabemos que as faculdades sãom em geral, indústrias de diplomas continuar lendo

Continuando: Todas as profissões universitárias deveriam submeter os seus aspirantes a avaliação de efetiva capacidade para o exercício das profissões que escolheram, para que deixemos de ter advogados que comprometem o patrimônio, ou pior, a liberdade de seus clientes, engenheiros cujas construções desabam, médicos que causam dano à saúde, ou pior, a morte de seus pacientes etc. E não se alegue que todos aprendem nas faculdades o suficiente para o exercício de suas profissões, pois é só passar defronte as universidades para ver que a maioria dos alunos está concentrada nos bares, boate, restaurantes etc. não nas salas de aula. continuar lendo

Queremos também exame qualificador para candidatos ´`a cargo politico eletivo., já que eles acham certo exames qualificadores. continuar lendo

Perfeito! Sem mais. continuar lendo

O exame de ordem é fundamental, embora o seu nível seja elevado, o bacharel precisa se preparar para que possa exercer sua profissão com melhor qualidade, com dedicação. continuar lendo