Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pistoleiro que matou conselheiro federal da OAB será recambiado para Roraima

    Boa Vista (RR), 05/11/2011 - Uma equipe de policiais da Divisão de Capturas (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania foi ao Estado do Pará com a missão de fazer o recambiamento do fugitivo mais procurado de Roraima, José Ricardo Cardoso, apelidado de Ouriçado , que na década de 90 executou a tiros, em Boa Vista, o advogado Paulo Coelho Pereira, eleito naquela ocasião conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Roraima (OAB-RR).

    Há mais de 18 anos fugindo da Justiça roraimense, ele foi preso em agosto deste ano após uma investigação conjunta que envolveu policiais civis de Roraima e do Pará. Ouriçado foi localizado vivendo na cidade de Marabá (PA). Após ser preso em cumprimento a mandado judicial da Justiça local, foi colocado em uma cela na 21ª Secional Urbana da Polícia Civil paraense, onde ficou aguardando nova decisão da Justiça de Roraima.

    O recambiamento para uma prisão em Boa Vista foi determinado pela juíza Sissi Marlene Dietrich Schwantes, da 7ª Vara Criminal. De acordo com o que a Folha apurou, a transferência do preso para Roraima foi motivada pela decisão de levá-lo ao Tribunal do Júri Popular, julgamento este em data ainda a ser definida pela Justiça.

    No entanto, por se tratar de um caso de grande repercussão, já que envolveu inclusive membro do próprio Poder Judiciário roraimense à época, como parte acusada do crime, e agora por se tratar de réu preso, a expectativa é de que o julgamento aconteça o mais breve possível. Tudo indica que o julgamento de Ouriçado, apontado como o executor do assassinato de Paulo Coelho, será a última página desse processo complexo, para o caso ser encerrado definitivamente.

    A chegada da equipe policial com o preso está prevista para este final de semana e, por medida de segurança, não foram informados o dia nem o horário da chegada.

    CASO

    Paulo Coelho foi morto em uma emboscada quando chegava a sua casa, na rua Coronel Mota, no centro, na noite do dia 20 de fevereiro de 1993. Conforme as investigações à época dos fatos, a motivação para o assassinato do advogado foi política. O advogado tinha acabado de ser eleito conselheiro federal da OAB-RR e, em seu discurso, considerado inflamado, disse que daria prosseguimento a processos que estavam na Justiça, principalmente contra a nomeação de desembargadores para o Tribunal de Justiça de Roraima, especialmente contra o então desembargador Luiz Gonzaga Batista Rodrigues, que era conhecido como Gonzagão, já falecido.

    Paulo Coelho foi então marcado para morrer e Ouriçado foi o pistoleiro contratado para matá-lo. Conforme a investigação, ele integrou a quadrilha comandada pelos irmãos Batista - Luiz Antonio Batista e Luiz Gonzaga Batista Júnior, filhos do desembargador Gonzagão - que anos depois do crime, após inúmeras manobras na Justiça, acabaram condenados em Júri Popular pela Justiça de Roraima como mandantes da execução do conselheiro. Outros acusados de integrar a quadrilha também foram levados a julgamento e alguns foram inocentados.

    Ouriçado, por sua vez, conseguiu fugir de Roraima logo depois do assassinato. Era o único integrante da quadrilha que ainda não tinha sido preso. Ainda conforme a investigação da polícia, Ouriçado recebeu 15 milhões de cruzeiros, à época, como parte do pagamento pela execução do conselheiro federal.

    Paulo Coelho foi morto com quatro tiros à queima-roupa, dos quais três na cabeça. Foram realizadas várias investigações para prender Ouriçado, mas ele conseguiu fugir e chegou a ser dado como morto. Enquanto permaneceu escondido, passou pelos estados do Amazonas e Ceará. Por último, se mudou para o Pará, onde já se encontrava há mais de oito anos. (Folha de Boa Vista)

    • Publicações19278
    • Seguidores264470
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações647
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pistoleiro-que-matou-conselheiro-federal-da-oab-sera-recambiado-para-roraima/2913671

    Informações relacionadas

    Acusado de matar conselheiro federal da OAB é preso no Pará

    Notíciashá 15 anos

    Tribunal mantém no cargo procurador Chagas Batista

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Como jardineiro o caso despertou minha atenção, só isso. Mas gostaria que os irmãos Batistas, que sina!
    Fossem mencionados pelo famoso balneário que eles tornaram assunto das rodadas sociais da época.
    Se, relembra um caso de grande repercussão à época, não for construtivo, minha vida de marginal não foi em vão. Sou marginal por opção, podia ser até Dr. honoris Causa. O Lula é! sabe mentir, eu não sei. continuar lendo