Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caravana das Prerrogativas: Ophir combate restrição de horário no TJ-GO

    Goiânia (GO), 26/08/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, participou hoje (26) em Goiânia de Audiência Pública da Caravana das Prerrogativas, que contou com participação de cerca de 500 advogados ligados à Seccional da OAB de Goiás. A restrição do horário de funcionamento do Tribunal de Justiça goiano (TJ-GO), restrito à parte da tarde, dominou as reclamações apresentadas pela advocacia durante a audiência pública. Além de hipotecar total apoio e solidariedade à causa dos advogados goianos, Ophir informou que o Conselho Federal da OAB tomará medidas imediatas pelo restabelecimento pleno do horário de funcionamento do TJ-GO, que considerou "um grave desrespeito à sociedade, que já enfrenta limitações graves de acesso à justiça", a decisão restritiva.

    "Efetivamente, a Ordem não descansará enquanto houver qualquer tipo de medida que restrinja o acesso à Justiça, seja em Goiás ou qualquer parte do País, mas estamos hoje emprestando nossa solidariedade e apoio do Conselho Federal da OAB à luta da OAB de Goiás, no sentido de se restabelecer o horário que sempre se praticou no Tribunal de Justiça do Estado, em todas as Varas", sustentou o presidente nacional da OAB em entrevista após a audiência pública

    Ophir afirmou que o indignação e inconformismo da OAB e da sociedade goiana com a restrição ao horário do funcionamento da Justiça estadual é tanto maior quando se sabe a sua motivação: em entrevista à imprensa, o presidente do TJ, Vitor Barboza Lenza, disse que a limitação do funcionamento do Tribunal à parte da tarde foi para que lhe sobrasse tempo para a vida pessoal, para os livros e organização de duas finanças.

    "O presidente do TJ-GO falou como se o Judiciário fosse uma extensão de seus interesses privados, pessoais", criticou o presidente nacional da OAB. "A Ordem considera essa motivação do desembargador um desrespeito à advocacia, às prerrogativas do advogado e à soberania, e vai lutar junto com a OAB de Goiás para que essa situação seja revista", afirmou o presidente nacional da OAB.

    Da audiência da Caravana das Prerrogativas em Goiânia participou, além de Ophir, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Miguel Cançado; o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, Francisco Faiad; o presidente da OAB de Goiás, Henrique Tibúrcio; além de conselheiros federais, estaduais,dirigentes da Caixa de Assistência dos Advogados, da Escola Superior de Advocacia, servidores da OAB-GO e cerca de 500 advogados.

    • Publicações19278
    • Seguidores264471
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caravana-das-prerrogativas-ophir-combate-restricao-de-horario-no-tj-go/2818428

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)