Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exemplo da Argentina ao abrir arquivos deveria ser seguido pelo Brasil, diz OAB

    O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou hoje (07) que a decisão da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, de abrir os arquivos confidenciais referentes à atuação das Forças Armadas durante o período da ditadura militar naquele país (1976-1983), "deve servir de exemplo a todos aqueles que defendem a democracia e o direito à memória e à história". Cezar Britto disse que "a OAB espera que o Brasil siga corajosamente o exemplo da Argentina".

    No Brasil, expectativa é de que na próxima semana, quando retorna das férias, o presidente Lula deverá decidir sobre o decreto de criação da Comissão de Verdade para investigar casos de desrespeito a direitos humanos e os arquivos no período da ditadura (1964-1985), fato que enfrenta oposição do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes militares das três Armas. Eles teriam ameaçado renunciar, recentemente, num gesto contra o decreto assinado por Lula criando a Comissão da Verdade. "A pressão sobre a nossa história deve ser exclusivamente aquela escrita na Constituição democrática, jamais a imposta por forças ocultas", destacou hoje Britto.

    "A Argentina, que sofrera uma ditadura sanguinária, compreendeu corajosamente que o único meio de evitar a repetição do passado é contando a história de verdade", salientou o presidente nacional da OAB ao elogiar a determinação de Cristina Kirchner de desbloquer os arquivos sobre o que aconteceu nos anos de chumbo dos governos militares, exceto da Guerra das Malvinas."O direito à memória e à verdade deve ser assegurado pelo Estado, jamais deve ser dilapidado pela lógica do medo ou da clandestinidade", sustentou Britto..

    • Publicações19278
    • Seguidores264470
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exemplo-da-argentina-ao-abrir-arquivos-deveria-ser-seguido-pelo-brasil-diz-oab/2048265

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)