Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados assassinados no Pará são homenageados na sessão plenária

    Brasília O Conselho Federal da OAB abriu o ano jurídico da advocacia nesta terça-feira (3) com uma homenagem aos advogados mortos durante exercício profissional no Pará. Foi apresentado um documentário que relembra os 11 colegas assassinados por pistoleiros e também foram anunciadas medidas que a Ordem tomará para coibir essa barbárie. A abertura da VII Conferência Internacional de Direitos Humanos, em abril, terá um ato em defesa da vida e da paz.

    O presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, relembrou o assassinato, em 24 de janeiro, do presidente da subseção de Parauapebas (PA), Jakson de Souza Silva. O brutal assassinato do presidente é uma infeliz desventura, mas que fortalecerá nossa luta pela preservação da vida. Estamos todos desejosos por Justiça. Essa é uma situação preocupante e que requer providências urgentes. A luta pelos direitos humanos é essencial, por isso a OAB criou o Prêmio de Direitos Humanos, a ser entregue na Conferência Internacional, em Belém, afirmou.

    Juntamente com o presidente da OAB Pará, Jarbas Vasconcelos, o procurador nacional de prerrogativas, José Luiz Wagner, o presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Leonardo Accioly, e o presidente do IAB, Técio Lins e Silva, o presidente Marcus Vinicius assinou um aditamento da denúncia que a Ordem fez à Organização dos Estados Americanos, para reiterar os termos da denúncia inicial contra o Estado brasileiro pela morte dos advogados e dar conhecimento do assassinato mais recente.

    A OAB também encaminhará ofício à Organização das Nações Unidas dando ciência da brutal morte ocorrida em janeiro, assim como solicitará ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que transfira a competência da apuração dos assassinatos no Pará à esfera federal.

    Segundo o presidente da Subseção paraense, Jarbas Vasconcelos, o colega Jakson sofria ameaças há mais de um ano, mas a polícia do Pará não investiga ameaças. O crime contra o presidente da subseção de Parauapebas foi de execução. É possível que a polícia capture os pistoleiros, mas precisa investigar para saber quem são os mandantes, a quem Jakson atingiu com suas denúncias e ações. A polícia tem obrigação de investigar quem Jakson ofendeu e contrariou em seus interesses econômicos. Pegar essas pessoas para que tudo não seja explicado pelo lado mais fácil. No Pará impera a lei do silêncio: todo mundo sabe onde contratar pistoleiros e quem manda matar aqueles que atravessam seu caminho, mas ninguém fala, afirmou o presidente, relembrando também outros casos de advogados assassinados.

    Jarbas disse que a esperança são as denúncias nas cortes internacionais, pois não podemos conviver com tanta insegurança. Precisamos gritar em favor da advocacia brasileira e do Pará. Nenhum desses casos tem solução, com investigações iniciadas e nunca concluídas. Convido todos os advogados do Brasil a realizar, na Conferência Internacional de Direitos Humanos, um ato em defesa da vida e da paz, que repudie a insegurança, os crimes de encomenda e a barbárie. Afirmaremos que sem advocacia não há Estado de Direito e em defesa da democracia. O que precisamos é de coragem e de solidariedade, finalizou.

    DOCUMENTÁRIO

    O Centro de Memória do Conselho Federal da OAB produziu o documentário Ninguém Cala a Advocacia, sobre os assassinatos de advogados paraenses. O vídeo foi exibido na sessão desta terça-feira (3) do Conselho Pleno e será encaminhado a todas as Seccionais e Subseções, para que o maior número possível de advogados possa assisti-lo. O vídeo está disponível neste link.

    A VII Conferência Internacional de Direitos Humanos será realizada entre 27 e 29 de abril, em Belém. O tema escolhido para esta edição é Direitos Humanos da Ordem: A Efetivação dos Direitos da Igualdade.

    • Publicações19278
    • Seguidores264469
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações520
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-assassinados-no-para-sao-homenageados-na-sessao-plenaria/164582365

    Informações relacionadas

    Rubens Corbelino Junior, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de efetiva necessidade da posse de arma. Decreto Lei nº. 9.685 de 15 de janeiro de 2019

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)