Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deu no Valor Econômico: Ordem questiona correção do IR

    Brasília - Confira a íntegra da notícia publicada nesta terça-feira (11) no jornal Valor Econômico.

    O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou ontem ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede a correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pelo IPCA. A relatoria será do ministro Luís Roberto Barroso. No processo, a OAB, com base em um levantamento do Dieese, demonstra, com a aplicação do índice de inflação, uma defasagem acumulada de 61,24% na tabela entre os anos de 1996 e 2013. De acordo com o procurador especial tributário do Conselho Federal da OAB, Luiz Gustavo Bichara, nos últimos anos a tabela foi corrigida apenas com base na meta do governo para a inflação, e não pela inflação em si.

    Na prática, com a aplicação da inflação, uma quantidade maior de pessoas deveria estar isenta do IRPF, e outras deveriam pagar menos imposto. De acordo com dados da petição inicial apresentada pela OAB, caso a correção acompanhasse a inflação, estariam isentas atualmente todas as pessoas que ganham até R$ 2.758. O valor hoje é de R$ 1.787. Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a situação atual representa um "confisco ao salário dos cidadãos". Por meio de uma liminar, a OAB requer que a defasagem seja corrigida imediatamente. Subsidiariamente, pede que, caso não seja possível fazer a correção de uma só vez, que haja um período de transição de dez anos, nos quais a correção fosse aplicada gradualmente.

    Coêlho admite que o STF já negou seguimento a ações individuais com pedidos similares aos da Adin. Nas ocasiões, o tribunal entendeu que o Judiciário estaria legislando ao alterar a tabela do IRPF. Ele acredita, entretanto, que o Supremo decidirá de forma diferente por já ter entendido anteriormente que os precatórios deveriam ser corrigidos pelo IPCA, e não pela Taxa Referencial (TR). O entendimento foi tomado em março do ano passado, quando o STF declarou inconstitucional a Emenda Constitucional nº 62, que instituía um novo regime de pagamento de precatórios. "O Supremo considerou que corrigir diretos por um índice que não expressa a inflação é inconstitucional", afirma Coêlho.

    A correção do IR foi realizada pela Ufir a partir da Lei nº 9.250, de dezembro de 1995. Em seguida, a Lei nº 9.532, de dezembro de 1997, aumentou em 27,5% a alíquota do imposto. A tabela ficou sem correção até 2001. Entre 2002 e 2006, a média da correção foi de 3,35%. A partir de 2007, a tabela foi reajustada em 4,5%. Na petição inicial, a OAB utiliza uma frase do ministro Barroso: "Nenhum ato legislativo contrário à Constituição pode ser válido". Curiosamente, logo após chegar ao tribunal, a ação foi distribuída a Barroso.

    • Publicações19278
    • Seguidores264469
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deu-no-valor-economico-ordem-questiona-correcao-do-ir/113804869

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)